Como o bloqueio do X foi revertido e a rede de Elon Musk voltou ao Brasil"
- Daiany Ferreira
- 18 de set. de 2024
- 1 min de leitura
O retorno da rede social X (antigo Twitter) em cidades como São Paulo e Belo Horizonte desde as primeiras horas desta quarta-feira (18/09) chamou a atenção de usuários e autoridades brasileiras.
Isto porque o retorno desafia uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que desde o dia 31 de agosto suspendeu o funcionamento da rede social do bilionário Elon Musk no Brasil.
A volta do X, portanto, é o mais novo episódio do embate entre Musk, considerado o homem mais rico do mundo, e Alexandre de Moraes.
O retorno do X, ainda que parcial, lançou luz sobre uma pergunta: como a rede conseguiu burlar o bloqueio imposto pela justiça brasileira e voltar a funcionar no Brasil?
Especialistas ouvidos pela saiba agora explicam que o retorno da rede só foi possível graças a uma mudança técnica que teria "driblado" os bloqueios impostos pelos provedores de telefonia e internet do Brasil.
A mudança de rede pelo X foi feita apenas no Brasil, o que indicam a intenção de burlar a determinação do Supremo. A Anatel espera que as operadoras consigam bloquear o acesso entre hoje e amanhã cedo.
O X foi bloqueado em 30 de agosto por determinação do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes.
A empresa de Musk feriu as leis brasileiras ao fechar seu escritório no Brasil. O empresário alegou que seus funcionários estavam sob ameaça de prisão por Moraes por não cumprirem ordens que considerava abusivas.
O X se recusou a retirar do ar perfis com mensagens golpistas, defendendo o fechamento do Supremo; com dados pessoais de delegados e defendendo a tentativa de golpe.
Comments